Prefeitura do Congo suspende tráfego de veículos da administração municipal em razão do desabastecimento de combustíveis

Em nota publicada no início da tarde desta sexta-feira (25), o prefeito do município do Congo Júnior Quirino comunicou a suspenção temporária do tráfego de veículos da administração municipal, em razão do desabastecimento de combustíveis.

A nota esclarece os motivos da decisão, estabelece a continuidade de atividades essenciais e solicita a compreensão da população, por ser esta uma situação que independe da vontade da gestão municipal. Veja:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

                                  Em virtude da greve dos caminhoneiros e o consequente desabastecimento dos postos de combustíveis Brasil a fora, a Prefeitura Municipal de Congo, na pessoa do senhor prefeito Joaquim Quirino da Silva Júnior, vem a público informar que o tráfego de veículos da administração municipal sofrerá mudanças neste período, bem como a oferta de serviços à população.

Por conta da greve, os postos de combustíveis locais só fornecerão para Prefeitura combustíveis para abastecer os veículos utilizados nos serviços essenciais, a exemplo do carro do lixo, da ambulância e do carro de hemodiálise, que não podem sofrer descontinuidade na prestação dos serviços.

Quanto aos veículos pesados da Secretaria de Infraestrutura, a exemplo da patrol, retroescavadeira, tratores, dentre outros, os serviços estão suspensos até regularização/término da greve.

Outrossim, a administração informa também que, a partir de segunda-feira dia 28/05/2018, por conta de todo o caos causado pela greve, com a consequente falta de combustíveis, as aulas da Rede Municipal de Ensino serão suspensas, sendo retomadas quando a situação de normalidade for restabelecida.

Ante o exposto, a Prefeitura pede a compreensão de todos os cidadãos e cidadãs congoenses pelas medidas tomadas, em especial aos senhores pais e alunos que, por motivo de força maior, terão as aulas suspensas. De antemão, destaca que tal situação ora vivenciada independe da vontade da gestão municipal, rogando para que as partes envolvidas na crise cheguem a um entendimento/acordo, a fim de que o mínimo de normalidade volte ao cotidiano do país.

GABINETE DO PREFEITO DE CONGO (PB), em 25 de maio de 2018.

Joaquim Quirino da Silva Júnior

Prefeito Constitucional

Secretaria de Infraestrutura prepara terreno para instalação de dessalinizador de água no distrito de Pindurão

O distrito de Pindurão, localidade pertencente parte ao município do Congo e parte a Camalaú, contará em breve com um sistema de dessalinização de água que será implantado graças a uma parceria firmada pela Prefeitura do Congo com o Programa Água Doce. A Secretaria Municipal de Infraestrutura já realizou a limpeza do terreno onde será instalado o dassalinizador, terreno este localizado em território congoense.

O Programa Água Doce acontece a partir de parceria entre União, Estados e Municípios, os quais participam respectivamente com o financiamento, a execução, a logística e operação do sistema de dessalinização e distribuição de água. A finalidade do programa é possibilitar o acesso a uma água de qualidade por parte da comunidade beneficiária, obedecendo a critérios previamente estabelecidos pelo próprio.

A Prefeitura Municipal do Congo realizou a adesão e, segundo informações do secretário de Infraestrutura Marcos Quirino, nesta quarta-feira (23), às 09h00, representantes da gerência estadual do programa estarão no município para, juntamente com a equipe do Governo Municipal, darem a ordem de serviço para implantação do sistema de dessalinização.

Para a comunidade, uma das que enfrentam pior situação com relação ao acesso a água, trata-se de uma conquista valiosa que chega para amenizar os problemas por ela enfrentados.

Secretaria de Assistência Social promove atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio, a Secretaria de Assistência Social do Congo preparou uma programação com palestras, apresentações teatrais, música, tudo para ensejar o debate em relação ao tema com o público das instituições de ensino do município.

As atividades programadas para os dias 17 e 18 de maio envolve a participação de estudantes das escolas Municipal, Estadual, Educandário Sagrado coração de Jesus e a Escola de Educação Infantil/Creche, e acontecem no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Centro dos Idosos), das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

O intuito é despertar nos participantes a consciência para o entendimento do que vem a ser uma situação de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, a partir do despertar da consciência, fortalecer meios de enfrentamento a tais situações. Saber identificar para saber combater.

Procurar o Serviço Social do município, o Conselho Tutelar, ou mesmo denunciar através do Disque 100, é uma maneira de combater tal crime.

CAMPANHA DA AFTOSA 2018 – Secretaria Municipal de Agricultura distribui vacinas doadas pela Prefeitura do Congo

 

 

Desde a primeira semana do mês de maio, início da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, a Secretaria de Agricultura do município do Congo vem fazendo a distribuição das doses da vacina com os criadores do município e monitorando a efetivação da vacinação.

As doses da vacina são doadas gratuitamente pela Prefeitura Municipal e os criadores só precisam comparecer à secretaria para efetuar o cadastro, pegar a vacina e proceder à aplicação. A gratuidade na doação da vacina é uma forma de incentivo adotada a fim de garantir a sanidade do rebanho bovino do município.

O Congo possui um histórico positivo com relação às metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, atingindo sempre os percentuais exigidos. A vacinação é obrigatória e todos os criadores devem fazer a imunização. O descumprimento da regra pode acarretar em multa para o dono do rebanho, além de deixá-lo passível a restrições quanto à comercialização dos animais.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre anualmente em duas etapas. A primeira, que está em andamento, se estende até o dia 30 de maio, data limite para que todos os criadores estejam quites com as normas do Ministério. A segunda etapa da campanha ocorre no mês de novembro.

Prefeitura do Congo faz balanço positivo sobre os festejos do aniversário de emancipação política do município

Após toda uma programação realizada em comemoração aos 59 de emancipação política do município, o prefeito do Congo Júnior Quirino, juntamente com sua equipe administrativa, avaliou como positivo o resultado das festividades ocorridas entre os últimos dias 12 e 15. O mesmo afirmou que os eventos, sobretudo os shows da segunda-feira, superaram as expectativas com relação à presença de público.

A tradicional festa teve inicio no sábado (12) quando, logo pela manhã, o prefeito inaugurou o recém-reformado açougue público da cidade e entregou um kit trabalho para cada açougueiro que utiliza o local. Na mesma manhã houve uma feira de saúde e cidadania, na qual as secretarias de Saúde, Assistência Social e Agricultura ofereceram diversos serviços à população, e a partir das 15h do mesmo dia houve a tradicional corrida de jegue, culminando com a realização de um forró na praça central da cidade, até a meia-noite.

A manhã do domingo (13) iniciou com um passeio ciclístico organizado pela Secretaria de Educação e grupos de ciclistas do município. À noite houve missa em ação de graças pelo aniversário da cidade. Na segunda-feira de manhã a equipe da Educação entrou em campo novamente para realizar um festival de atletismo voltado à comunidade escolar.

Ainda na segunda-feira (14), a partir das 22h00, aconteceram shows em praça pública cujas atrações foram Alisson e Forró Levado, e a cantora Maria Clara. Apesar de ser uma segunda-feira, a festa contou com a presença de um grande público que comemorou junto com os congoenses os 59 anos do município. Já na terça-feira (15), data do aniversário, às 05h00 da manhã, houve uma alvorada festiva pelas ruas da cidade, animada pela Filarmônica Santa Ana, e às 08h00 os festejos foram encerrados com o hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura Municipal.

O feriado municipal ficou reservado para o descanso de todos que se envolveram na realização das festividades e que comemoraram com júbilo os 59 anos de emancipação política do município do Congo.



Rua Senado Rui Carneiro, s/n, Centro - Congo/PB
Telefone: (83) 3359-1100
Email: pmcongo@hotmail.com
Desenvolvido por CODTECH