Prefeitura do Congo realiza limpeza na parede do Açude Cordeiro

 

Em atendimento a reivindicações da população, a Prefeitura Municipal do Congo está concluindo a limpeza da parede do Açude Cordeiro, manancial que abastece com suas águas toda a população urbana do município e a comunidade rural de Laginha, onde é localizado, como também a cidade de Coxixola.

O gerenciamento das águas do Cordeiro, bem como a sua manutenção, é de responsabilidade do Estado, por este ser um açude estadual. Porém, diante da necessidade da limpeza para a retirada da vegetação que cresceu na barragem, a prefeitura tomou pra si o problema e está em face de concluir o trabalho. A limpeza é necessária para evitar que as árvores que cresceram no local danifiquem a estrutura da parede do açude, evitando problemas futuros.

O Açude Cordeiro é um dos principais mananciais do estado da Paraíba e já chegou a abastecer 14 cidades do Cariri. O mesmo estava totalmente seco até as chuvas ocorridas no início do ano, quando chegou a ultrapassar os 10% da sua capacidade total e salvou a população do colapso hídrico após a interrupção do bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco.

Educação do município do Congo confirma avanços e supera metas do IDEB 2017

A Educação do município do Congo voltou a mostrar avanços significativos de desempenho quanto ao ano de 2017. O município que já havia superado as metas do IDEB-PB no ano passado teve reafirmado o avanço educacional ocorrido no mesmo ano, superando desta vez todas as metas projetadas pelo Ministério da Educação para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a nível nacional.

As metas projetadas para a Rede Municipal foram: 4ª série/5º ano 5,2; e 8ª série/9º ano 4,8. A escola municipal do Congo foi além e superou estas metas obtendo médias 5,4 para 4ª série/5º ano e 5,1 para 8ª série/9º ano. Em se tratando do Ensino Fundamental II (8ª série/9º ano), a Rede Municipal de Ensino do Congo ficou em 1º lugar dentre os municípios componentes da 5ª Regional de Educação, e em 2º lugar em toda Paraíba. Já no Fundamental I (4ª série/5º ano), o município posicionou-se em 5º lugar a nível regional.

As metas projetadas para a educação geral do município, englobando as redes Municipal e Estadual, foram: 5,1 para a 4ª série/5º ano; e 4,8 para 8ª série/ 9º ano. O Congo obteve medias 5,3, para a 4ª série/5º ano, e 5,1, para 8ª série/ 9º ano.

Os resultados, sobretudo os alcançados pela rede municipal, são resultado do investimento realizado pela gestão municipal que também superaram em muito os percentuais mínimos exigidos pelo MEC, da intensificação no desenvolvimento de novos projetos e abordagens educacionais, e do esforço de toda uma equipe envolvida para o melhoramento da educação no município.

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Prefeito Júnior Quirino entrega à população Van com 18 lugares que passa a integrar a frota de veículos da Saúde

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Júnior Quirino esteve entregando à população do município do Congo, um veículo Van com capacidade para transporte de 18 passageiros, veículo este que passa a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde.

O município do Congo possui uma alta demanda de usuários de transporte na área da saúde. Com a chegada da Van, o atendimento e assistência a esses usuários se tornará bem mais cômodo para a gestão no tocante ao investimento financeiro no setor, uma vez que o veículo consegue transportar mais passageiros que quatro carros pequenos, que é como o município atende os usuários até o presente.

A Van custou R$ 210.000,00, cujos recursos são oriundos de uma emenda parlamentar solicitada pelo prefeito Júnior Quirino. No ato da entrega, o prefeito recomendou que o veículo seja usado com zelo e em benefício dos que dele necessitam.

Município do Congo realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017-2020

Sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura e secretarias municipais, foi realizado na manhã de hoje, segunda-feira (27), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017 – 2020. O evento aconteceu na sede do Serviço de Convivência do Idoso e contou com a participação de representantes de diversos setores da comunidade, entes públicos e sociedade civil, além da presença maciça dos jovens da comunidade.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Para isso, busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e a adolescência.

O prefeito Júnior Quirino esteve participando das atividades de abertura do Fórum, avalizando, portanto, as sugestões decorrentes dos debates ocorridos no mesmo.

Secretaria de Infraestrutura discute projeto de esgotamento sanitário com equipe da FUNASA

A Prefeitura Municipal do Congo esteve recebendo na manhã desta quarta-feira (01), as engenheiras Irene e Josiclene da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde). A visita se deu para que se realizasse a atualização de um projeto que contempla o município com um sistema total de esgotamento sanitário, incluindo estações elevatória e de tratamento de esgoto.

As engenheiras estiveram debatendo o projeto com o secretário municipal de infraestrutura João Marcos, com o qual realizaram também visitas a alguns pontos da cidade. Com a atualização e adequações realizadas, e segundo estimativa das engenheiras, em breve o município estará apto a pleitear recursos para a realização de tais obras.

O sistema atual de esgotamento sanitário da cidade do Congo, que fora construído há muitos anos, já não é suficiente para atender à demanda de dejetos, uma vez que a cidade cresceu e o mesmo tornou-se arcaico. A implementação do projeto seria a resolução definitiva para um problema incômodo que se arrasta há anos.



Rua Senado Rui Carneiro, s/n, Centro - Congo/PB
Telefone: (83) 3359-1100
Email: pmcongo@hotmail.com
Desenvolvido por CODTECH