Prefeito Júnior Quirino recebe patrulha agrícola mecanizada do Procase

Nesta quinta-feira (05) o prefeito Júnior Quirino esteve na cidade de Monteiro para receber junto ao governador Ricardo Coutinho uma patrulha agrícola mecanizada do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), para o município do Congo.

A patrulha é composta de um trator agrícola, uma grade aradora de 12 discos, um sulcador duplo, uma debulhadeira, uma colheitadeira/ensiladeira e um carroção basculante. Os implementos serão destinados especialmente para o apoio à agricultura familiar, que segundo informações da Secretaria de Agricultura são 465 famílias que praticam atividade agrícola enquadradas nessa modalidade, no município do Congo.

O prefeito Júnior Quirino esteve acompanhado do secretário de agricultura Gilberto Pereira, e dos servidores municipais Josete e Minho que participaram de um treinamento para operacionalização da patrulha agrícola mecanizada.

Prefeitura do Congo realiza licitações para compra de uma Van e uma Ambulância para o município

 

A Prefeitura Municipal do Congo, por meio da Comissão Permanente de Licitação, realizou na manhã desta terça-feira (03) os processos licitatórios para a aquisição de um veículo Van com capacidade para 17 (dezessete) pessoas, e uma Ambulância Tipo A para remoção simples de pacientes sem risco de vida.

Os recursos que custearão a compra dos veículos são oriundos de emendas parlamentares solicitadas pela gestão municipal, na pessoa do prefeito Júnior Quirino. A Van, que será destinada a atender a alta demanda no transporte de usuários da Saúde, custará R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), conforme valor constante na licitação. A Ambulância, veículo tipo fiorino, teve a aquisição licitada no valor de R$ 82.000,00 (oitenta e dois mil reais), sendo 80 mil via emenda e 2 mil como contrapartida do município.

Os veículos devem chegar em breve para serem entregues e servir à população do Congo. Conforme estabelecido no processo licitatório, as empresas vencedoras têm um prazo estipulado em até 60 dias para realizarem a entrega dos veículos.

Representantes do governo do município do Congo, entidades e sociedade civil se reúnem para instituir o Conselho Comunitário de Segurança Pública

 

Na manhã da última terça-feira (19), membros do Governo Municipal de Congo e representantes de entidades e da sociedade civil congoense se reuniram para tratar da instituição do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município. A reunião ocorreu às 10 horas da manhã, no prédio da Prefeitura, e teve como abordagem principal a formatação do conselho, análise dos problemas referentes à segurança no município e a apreciação da proposta de Regimento Interno.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública do município do Congo foi criado através da Lei nº 185/2018, de 20 de abril de 2018; um colegiado permanente de participação e integração da comunidade e do governo, considerando todas as esferas dos poderes públicos. A partir da sua instituição, o Conselho terá entre suas atribuições: consultar, propor e avaliar as políticas públicas de segurança realizadas no âmbito do município, na busca por alternativas para aperfeiçoar a segurança e a prevenção à violência urbana e rural.

A necessidade da criação do referido Conselho deu-se em virtude do agravamento dos problemas relacionados à Segurança Pública desde as principais cidades do país até os municípios pequenos, como o caso do Congo, em que se detecta um aumento da violência e da criminalidade.

Consultado sobre a realização da reunião e importância da instituição do Conselho, o prefeito Júnior Quirino acrescentou: “Sendo a Segurança Pública uma atribuição do Estado, e em vista de os municípios não disporem de meios para a efetivação de uma política própria de segurança, um conselho comunitário torna-se uma força a mais na busca pelo direito ao usufruto de um sistema de segurança eficiente, por parte de todos nós cidadãos, e na construção de uma convivência mais confortável para o nosso povo. Para que consigamos isso, diálogo, união e cooperação entre todos é sem dúvida o caminho mais viável para sentirmos que o papel do Estado de nos oferecer a segurança necessária está realmente sendo efetivado e sentido no dia a dia das pessoas.”, disse.

Representantes das polícias Civil e Militar estiveram presentes na reunião e deram sua colaboração no debate.

Prefeitura do Congo inicia recuperação de estradas vicinais do município

A Prefeitura do Congo iniciou nesta semana a recuperação das estradas vicinais do município. Passado o período de ocorrência de chuvas, o patrolamento da malha viária é realizado para melhorar as condições do tráfego de veículos na zona rural do município. Os trabalhos começaram pelos locais que apresentavam piores condições e por onde trafegam os veículos do transporte escolar.

A recuperação está a cargo da Secretaria de Infraestrutura, que informou que os serviços fazem parte de uma rotina de trabalho e serão atendidos inicialmente todos os pontos considerados críticos, até alcançar a recuperação total da malha, com ênfase nas estradas principais, onde há transito mais intenso. Em atendimento às orientações do prefeito Júnior Quirino, os trechos a serem recuperados foram elencados conforme o grau de necessidade, para serem recuperados conforme a programação.

O intuito é que os serviços sejam executados com celeridade e concluídos o mais breve possível. O município possui uma malha viária consideravelmente extensa e a rapidez com que os serviços de recuperação são executados é importante para sua eficiência.

Prefeitura do Congo instala 700 metros de rede de canos para abastecer comunidades de Júa e Lagoa Funda com águas do Açude Poços

A Prefeitura Municipal do Congo está concluindo a instalação de uma rede de canos que levará água do Açude Poços para as comunidades rurais de Júa e Lagoa Funda. Além da rede de canos será instalado também o sistema de bombeamento que impulsionará a água do reservatório até a caixa de distribuição.

As comunidades estavam sendo abastecidas com água de um poço. As chuvas que caíram na região durante o esse primeiro semestre do ano possibilitaram que o referido açude armazenasse um bom volume de água. O poço de onde era feito o abastecimento por sua vez secou, e logo a Prefeitura mobilizou forças para solucionar o problema do acesso à água naquelas comunidades.

Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e muito em breve as aguas do açude poços estarão sendo bombeadas até a caixa de distribuição e abastecendo as duas comunidades cujos moradores esperam ansiosos pela chegada das águas em suas residências.



Rua Senado Rui Carneiro, s/n, Centro - Congo/PB
Telefone: (83) 3359-1100
Email: pmcongo@hotmail.com
Desenvolvido por CODTECH