Parceria entre Secretaria de Saúde e ONG “Olhar Pelo Próximo” ofertará mais de 1.000 exames de vista gratuitos à população do Congo

 

Começou neste sábado (13) um grande mutirão pela saúde visual da população do município do Congo. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG “Olhar Pelo Próximo” estará realizando mais de 1.000 exames oftalmológicos até o dia 18 de janeiro no município. Pelo menos 06 modalidades de exames estão sendo ofertados à população congoense de maneira totalmente gratuita.

Esta ação que já é sucesso garantido surgiu a partir da aceitação por parte do município em celebrar esta parceria junto a ONG, que já vem desenvolvendo este trabalho em outras regiões e estados do país. De prontidão a Secretaria de Saúde se dispôs a cumprir com o que fosse necessário para que os serviços fossem ofertados à população.

Em um trabalho conjunto, ONG e secretaria traçaram as estratégias que possibilitariam que a ação atingisse o maior número de pessoas possível. À Secretaria de Saúde coube o trabalho de divulgação do projeto à população, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que levaram as informações casa a casa, e através da rádio comunitária Congo FM, que divulgou o projeto em sua programação diária. Também ficou a cargo do município oferecer a logística necessária para acomodar os serviços, equipamentos e profissionais que a ONG está disponibilizando para a realização dos exames.

No último dia 09, em que foi realizada a triagem, foram marcadas 1.029 consultas para a população do Congo. Toda uma demanda reprimida de consultas oftalmológicas que vinha se arrastando há anos, uma vez que a procura pelo serviço é maior que a oferta de vagas, foi encaixada e será também contemplada. Além disso, possíveis casos passíveis de cirurgia serão detectados e permanecerão em um banco de dados da própria ONG para futuros mutirões de cirurgia de catarata e pterígio.

Além dos mais de 1.000 atendimentos à população do Congo, o mutirão estará atendendo também pessoas dos vizinhos municípios de Camalaú e Caraúbas que virão buscar o atendimento durante os dias de estadia da ONG no município anfitrião dos serviços.

Prefeito Júnior Quirino participa de reunião promovida pela FAMUP na capital paraibana

 

Em atendimento ao chamamento da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP, o prefeito Júnior Quirino participou de uma importante reunião, na tarde desta quinta-feira (11), em João Pessoa. O objetivo do encontro foi discutir questões referentes aos municípios, principalmente o aporte financeiro prometido pelo Governo Federal para ajudar no fechamento das contas das prefeituras em 2017, promessa que não foi cumprida.

Mais de 100 prefeitos e prefeitas, além de membros da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), estiveram participando da reunião e foram unânimes em criticar o presidente Temer pelo não cumprimento do que foi prometido, deixando os prefeitos e seus respectivos municípios sufocados para cumprir com seus compromissos no final de um exercício financeiro.

O presidente da FAMUP Tota Guedes destacou a importância da união dos gestores municipais na busca de melhorias, e reforçou que todos precisam continuar mobilizados na cobrança pelo cumprimento do que foi acordado entre o Governo Federal e os municípios. Já Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, fez uma fala via internet direto de Porto Alegre reforçando a crítica ao calote sofrido pelos municípios e parabenizando os prefeitos paraibanos pala mobilização.

No primeiro dia útil de 2018, prefeito Júnior Quirino assina ordem de serviço para importante obra no município

 

Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito Júnior Quirino realizou como seu primeiro ato no ano de 2018, a assinatura da ordem de serviço para execução da obra do muro de contorno e contenção, rampa e escada de acessibilidade da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo. Esta é uma obra complementar para o desbloqueio de recursos e finalização da Quadra Coberta com Vestiário custeada pelo FNDE.

O valor global do contrato administrativo firmado para a execução é de R$ 48.654,89 (quarenta e oito mil, seiscentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e nove centavos). Os recursos financeiros que serão alocados para o custeio da obra sairão das receitas do próprio município, ou seja, obra construída com recursos próprios da prefeitura.

A empresa vencedora do processo de licitação e responsável pela obra é a Construtora Alves e Conserva LTDA, da cidade de Monteiro, à qual se atribui o dever de iniciar de imediato o processo de execução do contrato cuja vigência é de 150 (cento e cinquenta) dias.

Prefeito Júnior Quirino e secretários realizam visitas para planejamento de adutora que beneficiará quatro comunidades rurais do município

 

O prefeito Júnior Quirino, juntamente com os secretários Gilberto (Agricultura) e Marcos (Infraestrutura), esteve visitando na manhã desta quarta-feira (03) as comunidades rurais de Santa Rita de Cima, Lagoa da Ilha, Riacho do Algodão de Cima e Riacho do Algodão de Baixo, especificamente os pontos por onde passará a adutora que levará água proveniente da transposição do Rio São Francisco para estas localidades, obra que está em planejamento e deve ser iniciada em breve.

O ponto de captação localiza-se no sítio Santa Rita de Cima, de onde a água será bombeada e percorrerá cerca de 10 quilômetros através de encanação. Durante o percurso, a adutora irá abastecer as caixas de distribuição de água das comunidades, chegando finalmente às torneiras das casas. Quando concluída, a obra deverá atender um número de mais de 100 famílias que habitam as quatro comunidades beneficiárias que esperam ansiosamente a chegada das águas do São Francisco em suas residências.  

“A obra ainda está em planejamento mas esperamos poder começá-la o mais breve possível, pois água é essencial à vida e os moradores destas comunidades estão sofrendo com a escassez. Iremos acelerar o processo para que possamos resolver essa pendência hídrica o quanto antes.”, disse o prefeito Júnior Quirino.  

Na oportunidade, o gestor aproveitou para visitar algumas famílias das localidades, conversar um pouco e estreitar a relação entre a gestão municipal e os cidadãos do município.

Prefeito Júnior Quirino se reúne com vereadores aliados para discutir a gestão

Na tarde desta terça-feira (26), o prefeito do município do Congo Júnior Quirino esteve reunido com os vereadores da base aliada para fazer uma avaliação da administração neste ano de 2017 e para dialogar sobre os próximos anos; discutir prioridades, ouvir sugestões e estreitar ainda mais a relação com o legislativo municipal. A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal, no gabinete do prefeito, e foi conduzida sem formalidades.

O prefeito Júnior Quirino iniciou o diálogo fazendo um apanhado geral das ações da administração, repassando a todos a maneira como tem conduzido a gestão e enfatizando que, mesmo em um ano de muitas dificuldades, está conseguindo fechar o ano com a sensação de dever cumprido. Em seguida passou a palavra aos vereadores para que os mesmos expressassem sua avaliação, apontassem pontos a serem corrigidos e dessem sugestões para o próximo ano de governo, buscando a construção de um pensamento coletivo para o desenvolvimento do município.

O término da conversa, o prefeito fez um resumo do que foi o encontro: “Foi um momento muito bom, uma conversa agradável e muito construtiva. Nós pretendemos continuar sempre nos reunindo, dialogando como parceiros que somos, a fim de tornarmos a nossa gestão cada vez mais eficiente na construção do desenvolvimento do nosso município. Ouvir o legislativo e ser ouvido por ele, faz parte da nossa missão enquanto gestor. Manteremos um diálogo constante, tanto para alimentar essa nossa parceria tão fundamental, quanto para acertar os nossos passos rumo a um Congo cada vez melhor.”, disse.    

Participaram da reunião: o presidente da câmara Aderaldo Pereira, os vereadores Jorge Bedeu, Timóteo, Fabiano, Jucélio e Lenilson, e assessores do gabinete do prefeito. Por motivos superiores o vereador Sebastião Ticó, também da base aliada, não pode se fazer presente.

  



Rua Senado Rui Carneiro, s/n, Centro - Congo/PB
Telefone: (83) 3359-1100
Email: pmcongo@hotmail.com
Desenvolvido por CODTECH