Secretaria de Agricultura do Congo faz repovoamento de peixes em três açudes do município

A Secretaria de Agricultura do município do Congo realizou na manhã desta sexta-feira (16) uma ação de repovoamento de peixes nos três principais açudes do município, com alevinos de tilápia e curimatã. No total foram 15 mil alevinos introduzidos em açudes que receberam águas das chuvas ocorridas no último mês de fevereiro.

O Açude Cordeiro, o principal do município e que encontrava-se totalmente seco, recebeu um bom volume de águas com as chuvas caídas na região. Agora está sendo repovoado para que futuramente possa voltar a possibilitar a atividade da pesca. No “Cordeiro” foram introduzidos 12 mil alevinos; 3 mil de curimatãs e 9 de tilápias.

Outros dois açudes também receberam a ação de repovoamento. O Açude Poços, localizado da comunidade rural de Júa, foi contemplado com a introdução de 2 mil alevinos; e o Açude do Jacaré, na comunidade de Santa Rita de Baixo, recebeu 1 mil alevinos. Tanto no “Poços” quanto no “Jacaré” foram introduzidos apenas alevinos de tilápia.

A intenção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, é reestabelecer a pujança da atividade pesqueira que foi uma das principais atividades econômicas e geradora de renda no município, mas que fora interrompida pela seca que deixou os açudes completamente sem água.

“Esperamos que o ciclo de chuvas continue em nossa região, para que possamos ter de volta a normalidade da nossa agricultura, pecuária e, com a importância dessa nossa ação de hoje, que a pesca volte a movimentar nossa economia e gerar renda para o nosso povo. É isso que quer o prefeito Júnior Quirino, e é para isso que trabalhamos.”, destacou o secretário de agricultura Gilberto Pereira.