Projeto de eficiência energética implantado na Escola Municipal do Congo gera economia de mais de 400 reais em 15 dias

A Prefeitura Municipal do Congo implantou um projeto de eficiência energética que consiste em melhorar a iluminação dos ambientes consumindo menos energia, resultando em uma diminuição dos gastos ocasionados por este consumo. O teste inicial foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, onde houve a substituição do sistema de iluminação velho por lâmpadas de LED de alta performance.

Com a instalação do novo sistema, após quinze dias de uso devidamente monitorado a fim de se constatar a eficiência, percebeu-se uma redução de mais de R$ 400,00 na conta de energia do prédio. A equipe que gerencia as finanças da Prefeitura Municipal avalia que possivelmente a economia mensal gerada pela implantação do projeto beire os R$ 1000,00, o que será verificado com a chegada da próxima conta e após comparação com o consumo mensal do sistema antigo.

A gestão municipal tem a intensão de, após comprovação da eficiência do projeto e atestada a viabilidade do mesmo, expandir a instalação do sistema para outros prédios públicos e realizar a substituição da iluminação das ruas da cidade, buscando obter melhor luminosidade pagando um preço bem mais barato com relação ao consumo de energia.

Exemplos observados em outros municípios apontam uma economia mensal de até 60% no consumo, consequentemente no valor pago por ele. Caso as pretensões do Governo Municipal venham a se concretizar, a expansão do projeto de eficiência energética deve acontecer de maneira gradativa, por setores da cidade.