CAMPANHA DA AFTOSA 2018 – Secretaria Municipal de Agricultura distribui vacinas doadas pela Prefeitura do Congo

Desde a primeira semana do mês de maio, início da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, a Secretaria de Agricultura do município do Congo vem fazendo a distribuição das doses da vacina com os criadores do município e monitorando a efetivação da vacinação.

As doses da vacina são doadas gratuitamente pela Prefeitura Municipal e os criadores só precisam comparecer à secretaria para efetuar o cadastro, pegar a vacina e proceder à aplicação. A gratuidade na doação da vacina é uma forma de incentivo adotada a fim de garantir a sanidade do rebanho bovino do município.

O Congo possui um histórico positivo com relação às metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, atingindo sempre os percentuais exigidos. A vacinação é obrigatória e todos os criadores devem fazer a imunização. O descumprimento da regra pode acarretar em multa para o dono do rebanho, além de deixá-lo passível a restrições quanto à comercialização dos animais.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre anualmente em duas etapas. A primeira, que está em andamento, se estende até o dia 30 de maio, data limite para que todos os criadores estejam quites com as normas do Ministério. A segunda etapa da campanha ocorre no mês de novembro.