Representantes do governo do município do Congo, entidades e sociedade civil se reúnem para instituir o Conselho Comunitário de Segurança Pública

Na manhã da última terça-feira (19), membros do Governo Municipal de Congo e representantes de entidades e da sociedade civil congoense se reuniram para tratar da instituição do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município. A reunião ocorreu às 10 horas da manhã, no prédio da Prefeitura, e teve como abordagem principal a formatação do conselho, análise dos problemas referentes à segurança no município e a apreciação da proposta de Regimento Interno.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública do município do Congo foi criado através da Lei nº 185/2018, de 20 de abril de 2018; um colegiado permanente de participação e integração da comunidade e do governo, considerando todas as esferas dos poderes públicos. A partir da sua instituição, o Conselho terá entre suas atribuições: consultar, propor e avaliar as políticas públicas de segurança realizadas no âmbito do município, na busca por alternativas para aperfeiçoar a segurança e a prevenção à violência urbana e rural.

A necessidade da criação do referido Conselho deu-se em virtude do agravamento dos problemas relacionados à Segurança Pública desde as principais cidades do país até os municípios pequenos, como o caso do Congo, em que se detecta um aumento da violência e da criminalidade.

Consultado sobre a realização da reunião e importância da instituição do Conselho, o prefeito Júnior Quirino acrescentou: “Sendo a Segurança Pública uma atribuição do Estado, e em vista de os municípios não disporem de meios para a efetivação de uma política própria de segurança, um conselho comunitário torna-se uma força a mais na busca pelo direito ao usufruto de um sistema de segurança eficiente, por parte de todos nós cidadãos, e na construção de uma convivência mais confortável para o nosso povo. Para que consigamos isso, diálogo, união e cooperação entre todos é sem dúvida o caminho mais viável para sentirmos que o papel do Estado de nos oferecer a segurança necessária está realmente sendo efetivado e sentido no dia a dia das pessoas.”, disse.

Representantes das polícias Civil e Militar estiveram presentes na reunião e deram sua colaboração no debate.