Educação do município do Congo confirma avanços e supera metas do IDEB 2017

A Educação do município do Congo voltou a mostrar avanços significativos de desempenho quanto ao ano de 2017. O município que já havia superado as metas do IDEB-PB no ano passado teve reafirmado o avanço educacional ocorrido no mesmo ano, superando desta vez todas as metas projetadas pelo Ministério da Educação para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a nível nacional.

As metas projetadas para a Rede Municipal foram: 4ª série/5º ano 5,2; e 8ª série/9º ano 4,8. A escola municipal do Congo foi além e superou estas metas obtendo médias 5,4 para 4ª série/5º ano e 5,1 para 8ª série/9º ano. Em se tratando do Ensino Fundamental II (8ª série/9º ano), a Rede Municipal de Ensino do Congo ficou em 1º lugar dentre os municípios componentes da 5ª Regional de Educação, e em 2º lugar em toda Paraíba. Já no Fundamental I (4ª série/5º ano), o município posicionou-se em 5º lugar a nível regional.

As metas projetadas para a educação geral do município, englobando as redes Municipal e Estadual, foram: 5,1 para a 4ª série/5º ano; e 4,8 para 8ª série/ 9º ano. O Congo obteve medias 5,3, para a 4ª série/5º ano, e 5,1, para 8ª série/ 9º ano.

Os resultados, sobretudo os alcançados pela rede municipal, são resultado do investimento realizado pela gestão municipal que também superaram em muito os percentuais mínimos exigidos pelo MEC, da intensificação no desenvolvimento de novos projetos e abordagens educacionais, e do esforço de toda uma equipe envolvida para o melhoramento da educação no município.

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.