Prefeitura do Congo realiza limpeza na parede do Açude Cordeiro

Em atendimento a reivindicações da população, a Prefeitura Municipal do Congo está concluindo a limpeza da parede do Açude Cordeiro, manancial que abastece com suas águas toda a população urbana do município e a comunidade rural de Laginha, onde é localizado, como também a cidade de Coxixola.

O gerenciamento das águas do Cordeiro, bem como a sua manutenção, é de responsabilidade do Estado, por este ser um açude estadual. Porém, diante da necessidade da limpeza para a retirada da vegetação que cresceu na barragem, a prefeitura tomou pra si o problema e está em face de concluir o trabalho. A limpeza é necessária para evitar que as árvores que cresceram no local danifiquem a estrutura da parede do açude, evitando problemas futuros.

O Açude Cordeiro é um dos principais mananciais do estado da Paraíba e já chegou a abastecer 14 cidades do Cariri. O mesmo estava totalmente seco até as chuvas ocorridas no início do ano, quando chegou a ultrapassar os 10% da sua capacidade total e salvou a população do colapso hídrico após a interrupção do bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco.