Alunos do projeto Sanfonescola realizam sua primeira apresentação no primeiro dia do Cine Congo 2018

Regidos pelo seu professor de acordeom Ezequiel Sóstenes e acompanhados por artistas congoenses, os alunos do projeto Sanfonescola realizaram na noite desta quinta-feira (22), na abertura do X Cine Congo, a sua primeira apresentação ao público, e deixaram orgulhosos os seus familiares, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, e o secretário de educação do município do Congo Jeffeshon, idealizador do projeto, ao executarem a música Asa Branca de Luiz Gonzaga.

Implementado pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2017, o projeto Sanfonescola tem como objetivo incentivar o desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio da música, utilizando o instrumento musical cultural do Nordeste, o acordeom. A seleção para a inserção no projeto se dá com base no desempenho escolar do aluno e desejo do mesmo em ingressar no projeto. O Sanfonescola é uma exclusividade do município e atende a alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo.

Para o secretário Jeffeshon, “buscar inovações para o processo de ensino-aprendizagem é uma necessidade nos dias atuais, visto a globalização e a quantidade de distrações que podem tirar o foco do alunado quanto ao estudo; e buscar envolver a cultura musical do Nordeste nesse processo pro meio do seu principal instrumento trata-se de buscar manter a identidade cultural do nosso povo”.