Gerente regional da AESA se reúne com agricultores da bacia do Açude Cordeiro para falar de regras para uso da água

Em atendimento à solicitação do prefeito Júnior Quirino, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA enviou o seu Gerente Regional João Adelino ao município do Congo, para conversar com os agricultores que exploram áreas irrigadas na bacia do Açude Cordeiro, a fim de informar-lhes as regras para o uso da água e o processo de concessão de outorgas.

A reunião se deu na Câmara de Vereadores do município na manhã desta quarta-feira (30), e contou com um bom número de participantes entre agricultores, representantes da sociedade civil, vereadores, integrantes da equipe da gestão municipal e o prefeito Júnior Quirino.

O Açude Cordeiro conta hoje com apenas 4,90 % da sua capacidade total e a AESA decidiu por suspender o cultivo de novos plantios até que o açude receba uma nova carga de água, dando-lhe um volume satisfatório. Foi também estipulado um prazo para a colheita dos plantios já existentes, bem como a orientação para a solicitação das outorgas de água por parte dos agricultores.

A Secretaria de Agricultura do município fará um trabalho de interlocução entre AESA e agricultores para facilitar o acesso destes ao documento de autorização de uso das águas do Açude Cordeiro.