Município do Congo inicia atividades do programa Saúde na Escola

Publicado em 15/09/2017 às 20:16

Teve início na manhã de hoje, sexta-feira (15), as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) no município do Congo, programa este cujas atividades acontecem a partir de parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, equipes das duas secretarias marcaram o início dos trabalhos com a vacinação contra o HPV e atualização de Carteiras de Vacinação, sob a coordenação da equipe de imunização da Secretaria de Saúde.

As atividades do PSE acontecem inicialmente na Escola Municipal de Ensino fundamental durante os meses de setembro e outubro, conforme planejamento prévio, e está em discussão a extensão das ações do programa para a Escola de Educação Infantil e escolas da zona rural do município.

O objetivo do Programa Saúde na Escola constante no projeto é promover a saúde e a cultura de paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes de saúde e educação do município. Os temas que serão trabalhados são: Vacinação, Alimentação Saudável, Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, Saúde Bucal, Saúde Ocular, Saúde Auditiva, Prevenção: Violência e Acidentes, Sinais de Agravos de Doenças em Eliminação, Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Atividade Física e Lazer, Promoção da Cultura de Paz e Cidadania, e Prevenção de DST/AIDS e Orientação sobre Direito Sexual e Reprodutivo.

O período de atividades do Programa Saúde na Escola iniciado hoje se estende até o dia 24 de outubro, conforme cronograma das secretarias envolvidas no projeto.