Secretaria de Assistência Social e IFPB/Monteiro realizam oficina de Isogravura

Publicado em 05/10/2017 às 13:41

A Secretaria de Assistência Social do município do Congo, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB – Monteiro), realizou na tarde de ontem, quarta-feira (04), uma oficina de arte em isopor, ISOGRAVURA.

A oficina, com carga horária de quatro hora e meia, faz parte do “Projeto Isogravando no Cariri Paraibano” e teve como público alvo os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende a crianças, adolescentes e idosos do município do Congo.

Os ministrantes foram alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médiodo IFPB - Monteiro, nas áreas de Manutenção e Suporte em Informática, Edificações e Instrumento Musical, sob a coordenação do pedagogo Felipe Louise e a colaboração da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, coordenadores e monitores do SCFV.

Crianças, adolescentes e idosos interagiram e se revezaram na confecção de arte, em uma tarde de entretenimento e aprendizado.

Sobre o Projeto:

“O Projeto Isogravando no Cariri Paraibano é coordenado pelo pedagogo Felipe Louise Pereira Ferreira, do IFPB Campus Monteiro e conta com a participação de discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática, Edificações e Instrumento Musical. O Projeto conta com o apoio do IFPB Campus Monteiro, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e das instituições onde realiza oficinas, por meio de parceria firmada com escolas e instituições não-escolares.

A equipe do Projeto realiza oficinas em escolas e outras instituições parceiras com a utilização da isogravura como meio pedagógico lúdico, agradável e criativo de ensinar e aprender Arte, disseminando a prática da isogravura nesses espaços. O Projeto estimula a valorização da cultura visual local e regional, bem como resgata os valores da cultura popular local e da expressão da Arte como meio de aquisição de competências sociais e culturais.

A Isogravura é uma técnica a partir da qual uma matriz é gravada no isopor, tornando possível copiar a imagem inúmeras vezes. Além de ser um meio barato de gravação, a isogravura é ideal para ser utilizada com qualquer público, desde crianças até idosos, uma vez que utiliza materiais de fácil aquisição e manuseio.

A proposta da Isogravura é incentivar a prática, a criatividade, a livre expressão e a utilização de meios de fácil acesso e manuseio para produzir arte, levando os participantes a se inspirar em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura. O Projeto incentiva a criação, valorização e expressão da arte, na região do Cariri Paraibano, fazendo com que o IFPB se integre e alargue dentro da região onde está instalado o Campus Monteiro, aproximando-o da comunidade e internalizando a comunidade no IFPB.”