Secretaria Municipal de Saúde de Congo oferece tratamento gratuito contra o tabagismo

Publicado em 01/12/2015 às 14:55

Para quem deseja parar de fumar, a boa notícia é que a Secretaria Municipal de Saúde de Congo, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS), estão oferecendo tratamento gratuito. O serviço oferece apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos.

Durante o atendimento o paciente passa por uma consulta de avaliação individual, quando o profissional de saúde analisa a motivação do paciente em deixar de fumar, seu nível de dependência física à nicotina, se há indicação ou contraindicação de uso de medicamentos, além de colher sua história clínica. Após essa fase, é realizada uma abordagem intensiva, que consiste em sessões em grupo de apoio, incluindo de dez a 15 participantes, coordenados por um ou dois profissionais de saúde.

O SUS fornece gratuitamente alguns tipos de medicamentos utilizados para o tratamento do tabagismo. São eles: adesivos transdérmicos de nicotina, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina, e cloridrato de bupropiona, medicamento antidepressivo. Para ter acesso ao tratamento contra o fumo, o cidadão pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde.