Notícia

Parceria entre Secretaria de Saúde e ONG “Olhar Pelo Próximo” ofertará mais de 1.000 exames de vista gratuitos à população do Congo

Publicado em 13/01/2018 às 21:10

 

Começou neste sábado (13) um grande mutirão pela saúde visual da população do município do Congo. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG “Olhar Pelo Próximo” estará realizando mais de 1.000 exames oftalmológicos até o dia 18 de janeiro no município. Pelo menos 06 modalidades de exames estão sendo ofertados à população congoense de maneira totalmente gratuita.

Esta ação que já é sucesso garantido surgiu a partir da aceitação por parte do município em celebrar esta parceria junto a ONG, que já vem desenvolvendo este trabalho em outras regiões e estados do país. De prontidão a Secretaria de Saúde se dispôs a cumprir com o que fosse necessário para que os serviços fossem ofertados à população.

Em um trabalho conjunto, ONG e secretaria traçaram as estratégias que possibilitariam que a ação atingisse o maior número de pessoas possível. À Secretaria de Saúde coube o trabalho de divulgação do projeto à população, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que levaram as informações casa a casa, e através da rádio comunitária Congo FM, que divulgou o projeto em sua programação diária. Também ficou a cargo do município oferecer a logística necessária para acomodar os serviços, equipamentos e profissionais que a ONG está disponibilizando para a realização dos exames.

No último dia 09, em que foi realizada a triagem, foram marcadas 1.029 consultas para a população do Congo. Toda uma demanda reprimida de consultas oftalmológicas que vinha se arrastando há anos, uma vez que a procura pelo serviço é maior que a oferta de vagas, foi encaixada e será também contemplada. Além disso, possíveis casos passíveis de cirurgia serão detectados e permanecerão em um banco de dados da própria ONG para futuros mutirões de cirurgia de catarata e pterígio.

Além dos mais de 1.000 atendimentos à população do Congo, o mutirão estará atendendo também pessoas dos vizinhos municípios de Camalaú e Caraúbas que virão buscar o atendimento durante os dias de estadia da ONG no município anfitrião dos serviços.